Participantes seguirão em atividades nos Grupos de Trabalho
Equipe promove as fontes de informação da BVS no estande

A formação da rede BVS Enfermagem Ibero-americana busca promover a equidade no acesso à informação em saúde, por meio de alianças e consórcios nacionais e internacionais que possibilitem maximizar o uso compartilhado de recursos humanos, de tecnologias da informação e de coleções de fontes de informação.

Neste sentido, a 3ª Reunião da rede BVS Enfermagem Ibero-americana resultou em avanços para o desenvolvimento da instância. O evento realizado no Brasil dia 29 de agosto de 2010 junto à 4ª Reunião Internacional da Organização de Redes de Enfermagem. As reuniões aconteceram no contexto do 12º Colóquio Panamericano de Investigación en Enfermeria, em Florianópolis, Santa Catarina, de 29 de agosto a 2 de setembro de 2010.

Esta terceira reunião da rede, realizada dia 29, teve como objetivos principais discutir a importância do Modelo BVS para sistematizar e difundir o conhecimento em enfermagem e tratar do desenvolvimento das principais fontes de informações na área temática. Além disso, buscou compartilhar as experiências nacionais no processo de construção da BVS Enfermagem e estabelecer diretrizes e estratégias para a rede no plano nacional e internacional.

Francisco Lana, coordenador da BVS Enfermagem Brasil, abriu a reunião e na sequência houve apresentações dos participantes e também os relatos de experiências sobre a construção da BVS Enfermagem nos países: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Cuba, El Salvador e Portugal. Todas as apresentações estão disponíveis no Espaço Colaborativo da BVS Enfermagem: http://cv-enfermagem.bvs.br.

“Percebemos um grande avanço da BVS Enfermagem nos países e como resultado, foram formados Grupos de Trabalho com a participação dos representantes de cada país para discutir as fontes de informação da rede”, relata Joanita Barros, bibliotecária do Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (BIREME/OPAS/OMS), participante do evento. Assim, os grupos têm os seguintes temas: Portal de Teses e dissertações; Periódicos; BDENF – Base de dados de Enfermagem; Livros eletrônicos; e Literatura Cinzenta (documentos não-convencionais).

Na reunião da rede, também foram propostas duas possíveis sedes para a próxima reunião da rede BVS Enfermagem Ibero-americana em 2011: a cidade de Santiago, no Chile, na ocasião do 9º Congresso Regional de Informação em Ciências da Saúde (CRICS9) ou Coimbra, em Portugal, na ocasião da 11ª Conferencia de Educación en Enfermería de la Aladefe. Nesta próxima reunião, deverá ser conformado oficialmente o Comitê Consultivo da BVS Enfermagem Ibero-americana.

Promoção e capacitação da BVS Enfermagem

No estande da BVS Enfermagem, as atividades de promoção foram realizadas por Andreia Santos, bibliotecária da BIREME, com o apoio de Joanita Barros e das enfermeiras que colaboraram com a atividade, Thaise Honorato, Camila Mariano Fernandes e Vivian Costa Fermo.

A equipe realizou atividades curtas de capacitação sobre o acesso à BVS Enfermagem e pesquisa em suas fontes de informação, com destaque para a base de dados BDENF. Além disso, a promoção das instâncias associadas como BVS Brasil, BVS Saúde Pública Brasil, o portal SciELO, Telessaúde e EVIPNet, por meio de demonstrações de acesso, distribuição de folders e cadastro de novos usuários no Espaço Colaborativo da BVS Enfermagem também foram realizados no estande. Outra atividade de promoção considerou também o acesso aos periódicos por meio da pesquisa no Portal Rev@enf com a exposição dos títulos em formato impresso no estande.

Fonte: http://espacio.bvsalud.org/boletim.php?articleId=11081909201043